Projeto
Interdisciplinar
do 1ºAno EnsinoMédio Politécnico
1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
1.Instituição:
Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini
2.Cidade: Santo Augusto
3.Endereço: Rua Francisco Alves Teixeira, 571, Bairro Santo Antônio.
4.Responsável da Instituição: Margarete Siqueira de Melo
Niedermeyer
5.Professora Coordenadora: Milene Maboni
6.1. Professoras
Coordenadoras de Áreas:
6.1.1. Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias:
Sandra Regina Cortes Pinheiro
6.1.2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
Sandra Della Flora
6.1.3. Matemática e
suas Tecnologias:
Lenir Lucia Toso
6.1.4. Ciências Humanas e suas Tecnologias:
Adriane Inês Sapiezinski Montagner
6.2. Professoras Participantes:
Artes - Ionara Maria Sperotto de Moura
Educação Física – Juliane
Koehler
Língua Inglesa – Ana
Cristina
Matemática – Ezolde de
Fatima Rolim
Química – Gilvani T. Do
Espírito Santo
Português - Roseléia Soares de Oliveira
7.Auxilio Técnico: Rafaela
Oliveira de Moura
8.Disciplinas: Todas
9.Público Alvo: Alunos do 1ºA Ensino
Médio
2. TEMA:
Somos Reflexos de Nossas Escolhas
2.1.
SUB-TEMA:
Estudar: Desafio Para Novas Perspectivas
de
Vida
2.1.1. Para Melhorar Minha
Alimentação
2.1.2. Para Modificar o Meio
2.1.3. Para o Equilíbrio das Finanças Pessoais
2.1.4. Para Promover a Saúde
Física e Mental
2.1.5. Para Saber Aplicar as Novas
Tecnologias
3.
OBJETIVOS:
3.1. Geral:
Oportunizar aos alunos ampliação do tempo escolar no Ensino Médio
Politécnico, visando o aprofundamento dos conhecimentos através da pesquisa e
da interdisciplinaridade.
3.2. Específicos:
Ampliar o conhecimento dos alunos, integrando
as novas tecnologias ao cotidiano escolar .
Incentivar os alunos a resolver problemas que envolvam o seu cotidiano, a
partir do reconhecimento das origens sócio espaciais dos problemas
apresentados, propondo alternativas teoricamente viáveis de solução.
Promover palestras, cursos, debates, entrevistas e depoimentos acerca dos
assuntos trabalhados.
Oportunizar viagens de estudos, onde os alunos sejam capazes de
visualizar, relacionar e conhecer aspectos realacionados a teoria trabalhada.
Apresentar através de publicações em mídia impressa, mostras técnicas e
internet os resultados das pesquisas realizadas com a finalidade de tornar públicas
as pesquisas e constatações obtidas durante a realização do projeto.
Desenvolver no aluno competências para o uso do computador no desenvolvimento
do projeto, apresentando-lhe meios e maneiras de usar o computador e as
multimídias como ferramentas auxiliares para a execução e, apresentação e
publicação do mesmo.
Oportunizar situações em que os alunos possam se reconhecer como sujeitos
no processo de aprendizagem.
Ler artigos de jornais, revistas e textos didáticos/informativos que
tratem dos temas, reconhecendo nos mesmos os conteúdo de estudo nas disciplinas
das área das Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza e
o vocabulário específico da ciência ali utilizada.
Escrever textos argumentando com clareza e coerência.
4.
JUSTIFICATIVA:
Propomos este Projeto acreditando que a pesquisa é um meio
de opurtunizar a construção do conhecimento. “O Conhecimento ... necessita a
presença curiosa de sujeitos confrontados com o mundo. Requer sua ação
transformadora sobre a realidade. Demanda uma constante busca ... No processo
de aprendizagem a única pessoa que realmente aprende é aquela que... re-inventa
o que aprende”. (Paulo Freire)
Tendo
como base o princípio de que o aluno é o sujeito do conhecimento, o papel
fundamental do Ensino Médio é preparar para a vida, qualificar para a cidadania
e capacitar para o aprendizado permanente. Além de promover a compreensão dos
fundamentos científicos-tecnológicos, essa etapa do processo de aprendizagem
deve contribuir para o aprimoramento pessoal, para a formação ética, para a
autonomia intelectual e para o embasamento de um raciocínio crítico.
As características de cada
indivíduo vão sendo formadas a partir das inúmeras e constantes interações do
indivíduo com o meio, compreendido como contexto físico e social, que inclui as
dimensões interpessoal e cultural.
Vygotsky, , enfatiza que “a
relação ensino e aprendizagem é um fenômeno complexo, pois diversos fatores de
ordem social, política e econômica interferem na dinâmica da sala de aula, isto
porque a escola não é uma instituição independente, está inserida na trama do
tecido social. Desse modo, as interações estabelecidas na escola revelam
facetas do contexto mais amplo em que o ensino se insere.”
Sendo assim, na implantação do Novo Ensino
Politécnico optou-se em trabalhar com projetos interdisciplinares, os quais
partem de um tema central que é estudado sob a ótica de diferentes disciplinas.
Ao longo do ano, são formados grupos de trabalho para aprofundamento de
pesquisas e produção de material vinculado a diferentes subtemas relacionados.
Cada grupo de alunos participante escolhe o subtema com o qual mais se
identifica, o que favorece o processo de absorção de conhecimento.
Propomos esse projeto com a intenção de auxiliar os alunos e professores
no processo de apropriação de conhecimentos, buscando desenvolvendo nos alunos:
habilidades e competências, a argumentação com clareza e coerência, e a
resolução de problemas. Buscando assim que o tema ganhe relevância na vida dos
envolvidos no projeto, além de possibilitar a criação de material através da
manipulação do computador e ferramentas multimídias que estão ao nosso dispor
com a finalidade de publicação dos resultados do projeto à comunidade em geral.
“A educação tem de surpreender, cativar,
conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar,
entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades
e realizar novos conhecimentos e práticas.
O conhecimento se constrói com base em constantes
desafios, atividades significativas que excitem a curiosidade, a imaginação e a
criatividade.”
José Manuel Moran
Acreditamos que no momento em que o aluno é desafiado a construir seu
conhecimento com base em situações reais, e divulgar esse conhecimento por
intermédio do computador e de todas as ferramentas multimídias, ele se torna um
cidadão mais preparado para o mercado de trabalho e para a vida.
“(...) A
formação básica a ser buscada no Ensino Médio se realizará mais pela
constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela
quantidade de informação. Aprender a aprender e a pensar, a relacionar o
conhecimento com dados da experiência cotidiana, dar significado do aprendido e
a captar o significado do mundo, a fazer a ponte entre a teoria e a pratica, a
fundamentar a crítica, a argumentar com base em fatos, a lidar com o sentimento
que a linguagem desperta.”
Mec/Secretária
de Educação Média e Tecnológica
5. TAREFAS PREPARATÓRIAS:
- Criação de Blogs: um do
projeto, coordenados pelas professoras, e um para cada grupo de trabalho
- Atividades que aperfeiçoem o manuseio e a
utilização de câmeras fotográficas; filmadoras;
- Organização de apostila com orientações
metodológicas para pesquisa e elaboração dos trabalhos interdisciplinares.
- Seleção de vídeos, músicas
- Organização de visitas/entrevistas/palestras;
- Seleção de material de pesquisa e
endereços eletrônicos sobre os temas;
- Elaboração de roteiro de pesquisa.
- Encontro com pais e alunos para explanação
do projeto
6. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
- Selecionar Informações em diferentes tipos de textos;
- Analisar e comparar dados;
- Estabelecer comparações, perceber impasses, contradições e desafios
a nível local e global;
- Propor alternativas, utilizando conhecimentos adquiridos e
comunicando-os com coerência e coesão;
- Relacionar sociedade e desenvolvimento politico, econômico e
cultural, tornando-se aptos a explicá-los através das interações estabelecidas
entre os conceitos característicos do processo histórico estudado;
- Identificar em diferentes fontes os elementos que compõem o sistema
societário e seus processos de permanência e transformação.
- Comparar o papel das invenções, técnicas e tecnológicas em
diferentes épocas;
- Fazer uso de diferentes ferramentas didático/pedagógicas e
informacionais
- Escrever com clareza,
objetividade e argumentação.
7. CONCEITOS ESTRUTURANTES
- Poder;
- Alienação;
- Lugar;
- Trabalho;
- Cultura;
- Globalização;
- Ética;
- Tempo;
- Escala;
- Êxodo Rural;
- Sistemas de Agricultura;
- Cidadania ;
- Identidade.
- Homem x Ambiente
- Matemática Financeira
- Estatística
-
8. OPERACIONALIZAÇÃO ESTRATÉGIAS
1) Para Melhorar minha Alimentação
* Pesquisa
Bibliográfica sobre a Alimentação;
* Pesquisa
de campo a respeito da Alimentação dos alunos;
*
Entrevista/Palestra com Nutricionista a respeito de uma alimentação balanceada;
*
Curiosidades sobre os alimentos;
* Curso de
alimentação alternativa
*
Organização de Cardápio para uma alimentação saudável;
* Pesquisa
de receitas alternativas e postagens no Blog criando “Livro de Receita
Virtual”;
* Postagens nos Blogs;
* Produção
de Vídeo.
Produção e Apresentação de
Seminário
2) Para Modificar o Meio
* Levantamento
de dados sobre questão ambiental local, regional e global
* Pesquisa
de campo: Sepação do lixo...
* Organização
de lixeiras para o pátio da escola
*
Organização do pátio com jogos lúdicos
* Fabricação
de papel reciclado para confecção de cartões...
* Confecção
de objetos a partir de material reciclado
* Relatório
Escrito; Fotográfico;
* Produção
de Vídeo;
* Postagem
nos Blogs.
* Produção e Apresentação de Seminário
3) Para Aprender a usar o Dinheiro
* Histórico do trabalho no Brasil
- Escambo
- Escravidão
- Trabalho assalariado
* O Brasil: tipos de moedas
* Eu e o
mercado de trabalho
- Pré
requisitos (escolaridade, idade, documentação...)
-
Orientações de como fazer documentos pessoais
* Pesquisa
de campo (mat. Financeira)
*
Organização de orçamento familiar
* Relatório
Escrito; Fotográfico; Produção de Vídeo;
* Postagem
no Blog.
* Interpretações e comentários;
- Produção e apresentação de Seminário.
4) Para Promover a Saúde Física e Mental
- Levantamento de Dados da População:
população atual (sexo/idade); urbana/rural escolaridade; densidade demográfica;
crescimento vegetativo; expectativa de vida...
* produção
de tabelas, gráficos, pirâmides etárias...
*
Comentários
* Postagem
nos Blogs
- População Décadas
- Suposições a respeito do decréscimo
populacional na última década
- Relatos e postagens
- Produção e apresentação de Seminário
9. MATERIAIS
- Textos Informativos;
- Internet;
- Data Show;
- Câmeras
Digitais;
-
Filmadoras;
- Material
de expediente ;
Parabéns pelo belíssimo trabalho que está sendo desenvolvido por esta turma de alunos, juntamente com a orientação dos professores, principalmente pela professora do "Seminário Integrado". Continuem se dedicando, pois vocês são muito esforçados e inteligentes.
ResponderExcluir