Projeto

Projeto
Interdisciplinar
do 1ºAno EnsinoMédio Politécnico

1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1.Instituição: Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini
2.Cidade: Santo Augusto
3.Endereço: Rua Francisco Alves Teixeira, 571, Bairro Santo Antônio.
4.Responsável da Instituição: Margarete Siqueira de Melo Niedermeyer
5.Professora Coordenadora: Milene Maboni
6.1. Professoras Coordenadoras de Áreas:
6.1.1.   Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
   Sandra Regina Cortes Pinheiro
6.1.2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 
   Sandra Della Flora
 6.1.3. Matemática e suas Tecnologias:
Lenir Lucia Toso
6.1.4. Ciências Humanas e suas Tecnologias:
 Adriane Inês Sapiezinski Montagner
6.2. Professoras Participantes:
Artes -  Ionara Maria Sperotto de Moura
Educação Física – Juliane Koehler
Língua Inglesa – Ana Cristina
Matemática – Ezolde de Fatima Rolim
Química – Gilvani T. Do Espírito Santo
Português - Roseléia  Soares de Oliveira

7.Auxilio Técnico:  Rafaela Oliveira de Moura
8.Disciplinas: Todas
9.Público Alvo: Alunos do 1ºA  Ensino Médio



2. TEMA:

Somos Reflexos de Nossas Escolhas

2.1. SUB-TEMA:

                              Estudar: Desafio Para Novas Perspectivas de

Vida


2.1.1. Para Melhorar Minha Alimentação 
2.1.2. Para Modificar o Meio
2.1.3. Para  o Equilíbrio das Finanças Pessoais
2.1.4. Para Promover a Saúde Física e Mental

 

3. OBJETIVOS:                                    

 

3.1. Geral:

Oportunizar aos alunos ampliação do tempo escolar no Ensino Médio Politécnico, visando o aprofundamento dos conhecimentos através da pesquisa e da  interdisciplinaridade.

3.2. Específicos:


Ampliar o conhecimento dos alunos, integrando as novas tecnologias ao cotidiano escolar .
Incentivar os alunos a resolver problemas que envolvam o seu cotidiano, a partir do reconhecimento das origens sócio espaciais dos problemas apresentados, propondo alternativas teoricamente viáveis de solução.
Promover palestras, cursos, debates, entrevistas e depoimentos acerca dos assuntos trabalhados.
Oportunizar viagens de estudos, onde os alunos sejam capazes de visualizar, relacionar e conhecer aspectos realacionados a teoria trabalhada.
Apresentar através de publicações em mídia impressa, mostras técnicas e internet os resultados das pesquisas realizadas com a finalidade de tornar públicas as pesquisas e constatações obtidas durante a realização do projeto.
Desenvolver no aluno competências para o uso do computador no desenvolvimento do projeto, apresentando-lhe meios e maneiras de usar o computador e as multimídias como ferramentas auxiliares para a execução e, apresentação e publicação do mesmo.
Oportunizar situações em que os alunos possam se reconhecer como sujeitos no processo de aprendizagem.
Ler artigos de jornais, revistas e textos didáticos/informativos que tratem dos temas, reconhecendo nos mesmos os conteúdo de estudo nas disciplinas das área das Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza e o vocabulário específico da ciência ali utilizada.
Escrever textos argumentando com clareza e coerência.

4. JUSTIFICATIVA:

               Propomos este Projeto acreditando que a pesquisa é um meio de opurtunizar a construção do conhecimento. “O Conhecimento ... necessita a presença curiosa de sujeitos confrontados com o mundo. Requer sua ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma constante busca ... No processo de aprendizagem a única pessoa que realmente aprende é aquela que... re-inventa o que aprende”. (Paulo Freire)  
              Tendo como base o princípio de que o aluno é o sujeito do conhecimento, o papel fundamental do Ensino Médio é preparar para a vida, qualificar para a cidadania e capacitar para o aprendizado permanente. Além de promover a compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos, essa etapa do processo de aprendizagem deve contribuir para o aprimoramento pessoal, para a formação ética, para a autonomia intelectual e para o embasamento de um raciocínio crítico.
            As características de cada indivíduo vão sendo formadas a partir das inúmeras e constantes interações do indivíduo com o meio, compreendido como contexto físico e social, que inclui as dimensões interpessoal e cultural.
    Vygotsky, , enfatiza que “a relação ensino e aprendizagem é um fenômeno complexo, pois diversos fatores de ordem social, política e econômica interferem na dinâmica da sala de aula, isto porque a escola não é uma instituição independente, está inserida na trama do tecido social. Desse modo, as interações estabelecidas na escola revelam facetas do contexto mais amplo em que o ensino se insere.”
    Sendo assim, na implantação do Novo Ensino Politécnico optou-se em trabalhar com projetos interdisciplinares, os quais partem de um tema central que é estudado sob a ótica de diferentes disciplinas. Ao longo do ano, são formados grupos de trabalho para aprofundamento de pesquisas e produção de material vinculado a diferentes subtemas relacionados. Cada grupo de alunos participante escolhe o subtema com o qual mais se identifica, o que favorece o processo de absorção de conhecimento.
Propomos esse projeto com a intenção de auxiliar os alunos e professores no processo de apropriação de conhecimentos, buscando desenvolvendo nos alunos: habilidades e competências, a argumentação com clareza e coerência, e a resolução de problemas. Buscando assim que o tema ganhe relevância na vida dos envolvidos no projeto, além de possibilitar a criação de material através da manipulação do computador e ferramentas multimídias que estão ao nosso dispor com a finalidade de publicação dos resultados do projeto à comunidade em geral.
“A educação tem de surpreender, cativar, conquistar os estudantes a todo momento. A educação precisa encantar, entusiasmar, seduzir, apontar possibilidades  e realizar novos conhecimentos e práticas.
O conhecimento se constrói com base em constantes desafios, atividades significativas que excitem a curiosidade, a imaginação e a criatividade.”
José Manuel Moran

Acreditamos que no momento em que o aluno é desafiado a construir seu conhecimento com base em situações reais, e divulgar esse conhecimento por intermédio do computador e de todas as ferramentas multimídias, ele se torna um cidadão mais preparado para o mercado de trabalho e para a vida.

“(...) A formação básica a ser buscada no Ensino Médio se realizará mais pela constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela quantidade de informação. Aprender a aprender e a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, dar significado do aprendido e a captar o significado do mundo, a fazer a ponte entre a teoria e a pratica, a fundamentar a crítica, a argumentar com base em fatos, a lidar com o sentimento que a linguagem desperta.”
Mec/Secretária de Educação Média e Tecnológica

5. TAREFAS PREPARATÓRIAS:

- Criação de Blogs: um do projeto, coordenados pelas professoras, e  um para cada grupo de trabalho
- Atividades que aperfeiçoem o manuseio e a utilização de câmeras fotográficas; filmadoras;
- Organização de apostila com orientações metodológicas para pesquisa e elaboração dos trabalhos interdisciplinares.
- Seleção de vídeos, músicas
- Organização de visitas/entrevistas/palestras;
- Seleção de material de pesquisa e endereços eletrônicos sobre os temas;
- Elaboração de roteiro de pesquisa.
 - Encontro com pais e alunos para explanação do projeto

6. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

- Selecionar Informações em diferentes tipos de textos;
- Analisar e comparar dados;
- Estabelecer comparações, perceber impasses, contradições e desafios a nível local e global;
- Propor alternativas, utilizando conhecimentos adquiridos e comunicando-os com coerência e coesão;
- Relacionar sociedade e desenvolvimento politico, econômico e cultural, tornando-se aptos a explicá-los através das interações estabelecidas entre os conceitos característicos do processo histórico estudado;
- Identificar em diferentes fontes os elementos que compõem o sistema societário e seus processos de permanência e transformação.
- Comparar o papel das invenções, técnicas e tecnológicas em diferentes épocas;
- Fazer uso de diferentes ferramentas didático/pedagógicas e informacionais
- Escrever com clareza,  objetividade e argumentação.

7. CONCEITOS ESTRUTURANTES

- Poder;
- Alienação;
- Lugar;
- Trabalho;
- Cultura;
- Globalização;
- Ética;
- Tempo;
- Escala;
- Êxodo Rural;
- Sistemas de Agricultura;
- Cidadania ;
- Identidade.
- Homem x Ambiente
- Matemática Financeira
- Estatística
-

8. OPERACIONALIZAÇÃO ESTRATÉGIAS

1) Para Melhorar minha Alimentação 

* Pesquisa Bibliográfica sobre a Alimentação;
* Pesquisa de campo a respeito da Alimentação dos alunos;
* Entrevista/Palestra com Nutricionista a respeito de uma alimentação balanceada;
* Curiosidades sobre os alimentos;
* Curso de alimentação alternativa
* Organização de Cardápio para uma alimentação saudável;
* Pesquisa de receitas alternativas e postagens no Blog criando “Livro de Receita Virtual”;
*  Postagens nos Blogs;
* Produção de Vídeo.
 Produção e Apresentação de Seminário

2) Para Modificar o Meio

* Levantamento de dados sobre questão ambiental local, regional e global
* Pesquisa de campo: Sepação do lixo...
* Organização de lixeiras para o pátio da escola
* Organização do pátio com jogos lúdicos
* Fabricação de papel reciclado para confecção de cartões...
* Confecção de objetos a partir de material reciclado
* Relatório Escrito; Fotográfico;
* Produção de Vídeo;
* Postagem nos Blogs.
* Produção e Apresentação de Seminário

3) Para Aprender a usar o Dinheiro

* Histórico do trabalho no Brasil
- Escambo
- Escravidão
- Trabalho assalariado

* O Brasil: tipos de moedas

* Eu e o mercado de trabalho
- Pré requisitos (escolaridade, idade, documentação...)
- Orientações de como fazer documentos pessoais
* Pesquisa de campo (mat. Financeira)
* Organização de orçamento familiar
* Relatório Escrito; Fotográfico; Produção de Vídeo;
* Postagem no Blog.
* Interpretações e comentários;

- Produção e apresentação de Seminário.


4) Para Promover a Saúde Física e Mental
- Levantamento de Dados da População: população atual (sexo/idade); urbana/rural escolaridade; densidade demográfica; crescimento vegetativo; expectativa de vida...
* produção de tabelas, gráficos, pirâmides etárias...
* Comentários
* Postagem nos Blogs

- População Décadas

- Suposições a respeito do decréscimo populacional na última década

- Relatos e postagens

- Produção e apresentação de Seminário

 


 

9. MATERIAIS

- Textos Informativos;
- Internet;
- Data Show;
- Câmeras Digitais;
- Filmadoras;
- Material de expediente ;


Um comentário:

  1. Parabéns pelo belíssimo trabalho que está sendo desenvolvido por esta turma de alunos, juntamente com a orientação dos professores, principalmente pela professora do "Seminário Integrado". Continuem se dedicando, pois vocês são muito esforçados e inteligentes.

    ResponderExcluir